sexta-feira, 9 de março de 2012

Fight For Your Right - Reviseted


Assim como o curta-metragem, o videoclipe tem, quase sempre, poucos minutos de duração. Outra semelhança é a liberdade experimental e como isso é usado como laboratório para diretores de longa-metragem. Entre as mais famosas incursões de cineastas no meio dos videoclipes estão Martin Scorsese, Michel Gondry, Sofia Coppola e Spike Jonze.

É verdade que o videoclipe tem sua própria linguagem – Cortes secos e edição ritmada, entre outras coisas – mas isso não é uma regra e muitos clipes fogem dessa fórmula. Alguns têm narrativa linear, outros têm foco em símbolos e ícones, a única constante é sempre a música. O que me faz pensar que alguns videoclipes são basicamente curtas musicais ou algo do tipo.

Essa questão me veio à cabeça quando me lembrei de dois curtas – são chamados assim pelos criadores – baseados em músicas. Não vou começar a postar clipes a partir de hoje, apesar de admirar muito o formato. Um dos curtas que me passaram pela cabeça é o Fight For Your Rights – Reviseted.

O filme dirigido por Adam Yauch, um dos integrantes do grupo, foi lançado simultaneamente ao disco Hot Sauce Comitee Pt 2, no ano passado. O filme mostra uma disputa entre Os Beastie Boys do passado - que saem da festa do clipe Fight For Your Right (Licensed to Ill, 1986) – e os Beastie Boys do futuro. Entre os nomes do elenco estão Jack Black, Elijah Wood, Seth Rogen, Will Ferrel, Susan Sarandon.



3 comentários:

  1. Caro "Simião", vá procurar algo realmente interessante para colocar neste blog. Sua desenvoltura nesta publicação deixou muito a desejar, está fraco, horrível e de péssima qualidade. Está pelo menos fazendo alguma faculdade para este ou é somente um sonhador? Se ache primeiro no mundo antes de publicar mediocridades.

    Luis Andrade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Luís Andrade, o que é ou não “interessante” para ser publicado é relativo, depende das preferências de cada um. Os filmes postados são interessantes para os autores do blog e se você não está satisfeito com o conteúdo o melhor a fazer seria parar de acessar. Gostaria de saber o que é interessante pra você, alguém que define como “lixo” um filme lindo como A Invenção de Hugo Cabret. Chamar Martin Scorsese de “babaca sonhador” é no mínimo radical e/ou exagerado, mesmo que o filme fosse ruim, mas não é. O filme tenta e consegue reavivar a história do começo do cinema. Quando você diz que as homenagens do filme não são originais quer dizer que elas não encenadas de forma original ou que escolher esses filmes não foi uma opção original?

      Não sei o que você quer dizer com “sonhador”, não acho que eu tenha que “me achar no mundo” para publicar filmes que eu gosto. Não sei também qual é a relevância disso, mas eu estudo sim. Se os textos são medíocres eu peço desculpas, fazemos o possível e vamos tentar melhorar. Caso queira continuar a conversa me procure no facebook (Daniel Simião de Oliveira) porque ficar debatendo em comentário é chato.

      Excluir
  2. Leandro Oliveira : primeiramente pesso a licença do autor blogueiro, agora Luiz Andrade, Você vem falar de desenvoltura? ahahahah deixou a desejar? Você deve ser um féla pagodeiro filho da puta que quando ouviu ou viu esse video - blog, chocou na qualidade de som, ou pagou um pau na qualidade do parágrafo escrito sobre os caras, como eu adoraria bater de frente PESSOALMENTE com um féla igual você, para espancá - lo numa conversa, ou na mão mesmo...ahahahha
    Vocês hoje em dia acham que cursar uma faculdade é sinônimo de cultura...vai pra rua chapa, vai fazer um pouco de social com as pessoas que mais precisam disso, escreveu quatro linhas, como se fosse um rei, aposto que se eu te colocar na frente de um favelado analfabeto pra você dizer isso, você derepente formaria um pré conceito em cima dele, e logo após correria de medo....
    Seu féla, fala memo....

    ResponderExcluir